Fechado por tempo indeterminado!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Início do especial Machado de Assis

Olá! Espero que estejam todos na paz...
Bom, resolvi dar uma pequena modificada no blog, pois este ano estamos comemorando o centenário da morte do autor mais importante e brilhante da Literatura brasileira: Machado de Assis.
Serão de três a quatro postagens dedicadas somente a ele, e depois, pretendo colocar um pouco sobre outros autores também importantes da nossa Literatura.
Um abraço carinhoso e um obrigada especial à profª Edna. Adorei o comentário e fico lisonjeada... #)
Beijos a todos e espero que gostem do que preparei!
Jéssica Soares.
Biografia Machado de Assis (Parte 1 de 3)
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês. Contava, também, com a proteção da madrinha D. Maria José de Mendonça Barroso, viúva do Brigadeiro e Senador do Império Bento Barroso Pereira, proprietária da Quinta do Livramento, onde foram agregados seus pais.
Aos 16 anos, publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo.
Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre. Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que se torna seu protetor.

7 Comentários:

Às 3 de outubro de 2008 às 17:44 , Blogger Unknown disse...

Olá Jéssica, tudo certo?

Gostei muito do seu blog. Que bom que não sou apenas eu que se interessa por literatura, às vezes parace que sim! E imagino que vc deva ser bem jovem :D
Gostaria de sugerir que já que vc falou sobre romantismo e o autor que vc parece gostar bastante, o qual pretendo agora conhcer, vc mencionasse o Joaquim Manuel de Macedo - de A moreninha, O moço Loiro etc. É claro que vc deve conhecer. Ele descreveu o cotidiano e costume carioca do séc. XIX... Foi o primeiro ramncista brasileiro, que não importou nada dos lusos!
Além também de José de Alencar... Seus romances, em minha opinião, são primorosos. Encarnação e Senhora são livros inesquuecíveis para mim. Se animar também, tem os poetas do romantismo. O meu preferido: Camiro de Abreu - e Meus oitos anos e As primaveras. Além, é claro, dos outros...
Se precisar de mim... Não hesite em me contatar!

Bjs
Aline Negosseki
alinenegosseki@yahoo.com.br

 
Às 4 de outubro de 2008 às 19:30 , Blogger Edna Malta disse...

Nao falei nada durante a aula, pois queria ver se alguem teria esta iniciativa, e como sempre,tinha que ser vc querida, a "sacar" que esta data nao poderia passar em branco num blog de literatura, e que cairia muito bem qualquer comentario sobre Machado de Assis. Poderia ser uma pequena mençao ao autor, a data, etc, mas vc é claro nao é aluna de fazer um comentariozinho,nao é? rs. E só pra deixar seus colegas com inveja (apesar de saber que nao é isso que te motiva, e que vc nao precisa disso), vou considerar esta mençao a Machado como um trabalho extra que vai lhe garantir + 1,0 de NTG p/o quarto bim. Adorei!!!!

 
Às 4 de outubro de 2008 às 22:25 , Anonymous Anônimo disse...

Oi, Jéssica,

Vi seu recado na comu Literatura do Orut e resolvi dar uma olhadinha no seu blog. E gostei do que vi...

Parabéns! Continue, viu?

Também criei um Blog, mais bom brincadeira mesmo... e estou postando algumas coisas... Como está tudo muito novo e verdinho, tem muita coisa a melhorar.

Dê uma olhadinha... e aceito críticas/sugestões!

O endereço é: http://ponderacoes.spaceblog.com.br/

De: Vânio

 
Às 5 de outubro de 2008 às 18:03 , Anonymous Anônimo disse...

Oi, boa noite!!!

Obrigadão!!!

Continue com seu Blog... Passarei sempre por aqui...

Parabéns!

 
Às 13 de outubro de 2008 às 03:54 , Anonymous Anônimo disse...

Olá! Obrigado pela visite em meu Blog... Volte sempre... Eu farei o mesmo!

Xero!

 
Às 13 de outubro de 2008 às 11:54 , Blogger Naara,Gabriela,Mirna,Jessica Costa,Monique, Jessica F. e Camila disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 13 de outubro de 2008 às 12:02 , Anonymous Anônimo disse...

Eu dei uma atualizada no meu blog,
depois dá uma olhadinha =)
Muito bem lembrado o Centenário
de Machado de Assis, foi otimo você prestar uma homenagem a ele, um otimo escritor que além de suas obras, sua vida nos motiva a sempre prosseguir em nossos objetivos !

Beijoos
Naara =)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial